Pular para o conteúdo

Grampo Sargento: 25 Modelos Para Você Usar na Sua Marcenaria

O grampo sargento é um componente indispensável em diversos setores do mercado, como marcenarias, carpintarias e serralherias, entre outros.

Sua importância é reconhecida por profissionais dessas áreas, destacando-se como uma ferramenta essencial para a realização das tarefas cotidianas.

Então, se você deseja ampliar seu conhecimento sobre o grampo sargento, continue conosco.

Pois, há uma variedade de grampos disponíveis no mercado atualmente, com diferentes tamanhos, materiais, formatos e faixas de preço, embora compartilhem funções semelhantes.

A escolha do modelo mais adequado dependerá das necessidades individuais de cada usuário, visando sempre à obtenção de resultados satisfatórios em projetos profissionais ou de bricolagem.

Para garantir que você faça a escolha correta, vamos conhecer um pouco sobre o sargento, sua utilidade e alguns modelos bem como suas aplicações em diversas áreas.



Grampo-Sargento

O Que é e Para Que Serve um Grampo Sargento?

Um grampo sargento é uma ferramenta manual usada em diversas áreas como marcenaria, carpintaria, vidraçaria e marmoraria.

Ele é usado para fixação, colagem, prensagem e posicionamento de peças.

Os grampos sargentos geralmente são feitos de metal, mas podem ter partes em plástico ou madeira, e possuem uma rosca cilíndrica para ajustar a abertura.

Eles são essenciais na montagem de móveis, peças de artesanato e objetos decorativos.

Porque a Ferramenta Sargento tem Esse Nome?

O nome “grampo sargento” tem sua origem na semelhança entre a função desempenhada pela ferramenta e a palavra “sargento” na sua raiz latina.

Assim como um sargento na Roma antiga servia ou auxiliava, o grampo sargento serve para auxiliar na fixação, prensagem e posicionamento de peças em diferentes áreas, como marcenaria e carpintaria.

Portanto, o nome “sargento” foi atribuído à ferramenta devido à sua função de auxílio ou serviço na execução de tarefas.

29 Tipos de Grampos Sargento e Como Escolher

Os grampos são ferramentas extremamente versáteis com uma lista interminável de aplicações.

Na verdade, é provável que você nunca pare de descobrir novos usos para os grampos.

Cada tipo de grampo tem seus próprios pontos fortes e fracos.

Alguns grampos são excelentes para tarefas complexas de marcenaria, como a união de painéis, enquanto outros simplesmente funcionam como um conjunto extra de mãos no ambiente de trabalho.

Os grampos são fabricados a partir de diversos tipos de aço, ferro fundido e plástico.

A seguir, alguns dos principais modelos de grampos para você escolher e facilitar as suas tarefas diárias na marcenaria ou em qualquer outra área.

1 – Grampo Sargento Tipo C

O grampo C, nomeado por sua forma de “C”, é um dos estilos de grampo mais básicos.

Os grampos C consistem em um quadro em forma de C com uma mandíbula fixa e um parafuso roscado único para apertar contra superfícies planas.

Geralmente esses modelos são altamente resistente, suportam uma grande pressão e podem ser utilizados na marcenaria ou em áreas ainda mais pesadas.

O sistema de aperto com rosca, confere precisão e força para prensagem.

É ideal para fixar duas ou mais peças de forma segura e com bastante segurança.

2 – Grampo C com Garganta Estendida

Grampo C Estendido é ideal para trabalhos de marcenaria, colagem de placas faciais, e aplicações automotivas

Um grampo C com garganta estendida é uma variante do grampo C padrão, caracterizado por suas mandíbulas mais longas que permitem aplicar pressão de fixação em direção ao centro de uma peça de trabalho.

3 – Grampo Sargento Tipo F

Similar ao grampo C, o grampo F recebe seu nome devido à sua semelhança com a letra “F”.

Ao contrário do grampo C, no entanto, o grampo F utiliza um mecanismo deslizante para fixar o parafuso roscado, permitindo que as mandíbulas se expandam e segurem uma quantidade significativamente maior de material do que uma braçadeira C convencional.

Geralmente equipados com gargantas amplas, os grampos F podem fixar ainda mais em direção ao centro de materiais maiores.

4 – Grampo Tipo F com Aperto Rápido(Gatilho)

Similar em design ao grampo F, os grampos do tipo rápido utilizam um sistema para travar as mandíbulas no lugar de maneira mais simples e rápida que os modelos anteriores.

Com uma mandíbula fixa e uma mandíbula deslizante, o grampo de gatilho é semelhante em design e função a um grampo F, mas é modificado para operação com uma mão.

Isso se deve ao mecanismo de gatilho que aplica pressão incrementalmente deslizando a mandíbula móvel em direção à mandíbula fixa.

5 – Grampo Sargento Paralelo

Este modelo é Ideal para união de madeira, colagem de painéis, peças de grande dimensão

Como resposta ao problema de curvatura encontrado nos grampos F, os grampos paralelos apresentam uma barra resistente com duas superfícies de fixação paralelas que fazem contato total com a peça de trabalho.

As duas superfícies de fixação são projetadas para permanecer paralelas uma à outra conforme a pressão é aplicada, o que ajuda a manter as colagens retas.

6 – Grampo Sargento de Tubo

Um grampo de tubo consiste em duas extremidades de grampo montadas em uma seção de tubo de aço cortado sob medida.

Uma extremidade é rosqueada na extremidade roscada do tubo, enquanto a outra desliza ao longo do tubo e trava no lugar.

O design de um grampo de tubo confere a ele vantagens semelhantes às do grampo paralelo na união de peças, com a capacidade adicional de personalizar o comprimento do grampo utilizando uma seção de tubo maior.

Além disso, os grampos de tubo são muito mais acessíveis se comparados a modelos do tipo F.

7 – Grampo de Mola

Os grampos de mão com mola são grampos que aplicam pressão com uma mola localizada no ponto de articulação, semelhante a um prendedor de gatilho.

Esses grampos práticos estão disponíveis em uma variedade de formas e tamanhos, bem como em uma variedade de materiais para diferentes usos e resistências.

Esses modelos geralmente são menores e são utilizados para auxílio e posicionamento de peças para fixação.

8 – Grampo com Catraca

Os grampos de mão com catraca são semelhantes aos grampos de mão com mola, mas, em vez de uma mola, um mecanismo de catraca é usado para aplicar pressão incrementalmente.

Devido este sistema, este modelo permite um aperto maior se comparado aos grampos com mola.

9 – Grampos Tipo Bandy

Os grampos tipo bandy são grampos de mola com a adição de uma faixa que atravessa as duas mandíbulas. Essa faixa permite que o grampo aplique força em direção à peça de trabalho quando posicionado na borda.

Este tipo de grampo é amplamente utilizado para auxilio e fixação de bordas.

10 – Grampo de Fixação de Borda

Um grampo de fixação de borda possui dois mecanismos, um em cada ponta, quando uma força é aplicada na porta da peça, esses dois mecanismos gira travando a peça, quando mais força é aplicada na borda, mais fixo ficara o grampo.

Semelhante aos grampos do tipo Bandy, este modelo possui o aperto da borda de forma manual.

Entre as duas cunhas está um parafuso roscado com uma cabeça pivotante que é usado para aplicar pressão contra a borda da peça de trabalho.

As cunhas e a cabeça pivotante aplicam pressão oposta, o que mantém o grampo firmemente no lugar.

11 – Grampo Sargento de Borda com Duplo Fuso

Semelhante ao modelo anterior, a diferença está na utilização de dois fusos para pressionar a borda da peça.

Este tipo de grampo pode pode ser combinado com um grampo de fixação do tipo F.

Para fazer isso, o usuário deve adquirir de forma separada uma peça com os dois fusos.

Essa peça com duplo fuso é então colocado entre o grampo F e a peça de trabalho, onde utiliza um entalhe em sua estrutura para aplicar pressão contra a barra do grampo F.

12 – Grampo de Borda Tipo C

Um grampo de borda tipo C tem um uso semelhante ao grampo de borda, mas não requer um grampo F para operar.

Em vez disso, utiliza as mandíbulas do grampo tipo C para prendê-lo à superfície e possui um parafuso perpendicular e uma mandíbula pivotante para aplicar pressão em direção à borda da peça de trabalho.

13 – Grampos de Cinta(Faixa, Correia, Fita)

Os grampos de cinta utilizam uma fita de tecido para apertar em torno de objetos de forma irregular.

Esta fita muitas vezes pode ser equipada com peças plásticas ajustáveis que são usadas para proteger os cantos da peça de trabalho.

Geralmente são utilizadas para fazer a união de peças como caixas ou caixotes em formatos irregulares.

14 – Grampos de Parafuso com Madeira

Os grampos de parafuso de mão em madeira são uma das variedades mais tradicionais de grampos.

Eles utilizam duas mandíbulas de madeira idênticas conectadas por dois parafusos roscados opostos.

A conexão do parafuso na madeira permite uma uma angulação entre as peças, essa diferença permite o uso em diferentes situações.

A construção em madeira é benéfica para proteger a superfície da peça de trabalho.

15 – Grampos de Alicate de Pressão(Trava)

Os grampos de alicate de pressão, são simplesmente alicates com gargantas maiores e superfícies de fixação planas em vez de mandíbulas padrão de alicate.

Estes são ótimos para fixações rápidas e temporárias.

16 – Grampos de Canto 90º

Ideal para união de madeira, construção de caixas, construção de molduras

Um grampo de canto é projetado para se encaixar dentro de uma junta de 90 graus enquanto aplica pressão do lado de fora da junta com parafusos roscados equipados com cabeças pivotantes.

Esta forma personalizada permite que o grampo mantenha ângulos de 90 graus perfeitos, o que é de grande valor ao construir caixas e molduras.

17 – Grampo Sargento de Alavanca

Um grampo de alavanca é um tipo de grampo fixado a uma superfície de trabalho para segurar materiais no lugar.

O grampo possui uma mandíbula que aplica pressão contra a parte superior de uma peça de trabalho, prendendo-a firmemente à superfície de trabalho.

18 – Grampo Limitador(Fence Clamp)

Um grampo limitador, também conhecido como Fance Clamp é utilizado para manter uma peça de trabalho estável.

No entanto, em vez de ser usado em uma bancada de trabalho, um grampo de cerca é fixado a uma ferramenta, geralmente em uma guia de uma uma serra de mesa ou uma serra de esquadria.

Embora haja muitas aplicações para grampos de cerca, eles são frequentemente usados para posicionar blocos de madeira para limitar ou criar gabaritos rápidos para corte.

Para este tipo de função, você pode utilizar um grampo comum, porém, caso deseje algo mais especifico para a situação, um grampo limitador ou também conhecido como grampo de cerca pode ser uma opção.

19 – Grampo de Bancada(Morsas)

Os grampos de bancada de perfuração, também conhecidos como morsas de perfuração, são projetados para manter uma peça de trabalho estável em uma bancada de perfuração, promovendo perfurações mais precisas.

O grampo de bancada de perfuração é fixado à bancada de perfuração e pode ser rapidamente ajustado para segurar o material na posição desejada.

Além do uso na perfuração, as morsas podem ser utilizadas para os mais diversos tipos de trabalho, pois são resistentes e versáteis.

20 – Um Grampo de Canto com Mola

Esse tipo de grampo é moldado em aço, a tenção da peça da peça mantem as duas peças de trabalho juntas, ocupando um espaço mínimo.

O grampo é esticado usando alicates especiais e colocado do lado de fora de uma junta de canto, onde suas pontas afiadas se prendem à madeira.

21 – Grampo Sargento de Régua

Um grampo de régua é uma ferramenta longa e perfeitamente reta que se fixa a uma peça de trabalho, criando uma borda reta para uma serra deslizar.

Este útil grampo permite que uma serra circular padrão opere como uma serra trilhada.

22 – Grampo Sargento Auxiliares(Mesa)

Os grampos de mesa são pequenos grampos em forma de C, com mola ou outro formato. Eles são usados para segurar itens em uma mesa ou estação de trabalho.

Geralmente são pequenos e são adquiridos em pares.

Eles são usados desde segurar material para soldagem até montar monitores em uma mesa, geralmente são pequenos e não são indicados para serviços pesados.

23 – Grampo Sargento de Moldura Auto Ajustável

Um grampo de moldura consiste em duas barras fixadas em V, são fixadas no meio por um parafuso roscado. Em cada ponta do V, há um suportes deslizantes de 90 graus.

Para usar, basta adicionar a moldura no encaixe em 90º em cada ponta, utilizar o parafuso roscado para apertar a estrutura fazendo o ajuste e prendendo a peça(moldura) no meio do grampo.

24 – Grampo Para Montagem de Armário(Cabinet Face Clamp)

Um grampo de face de armário utiliza dois parafusos roscados perpendiculares para ajustar armários para montagem.

Uma mandíbula deslizante puxa os armários firmemente juntos enquanto uma cabeça não danificadora aplica pressão nas faces dos armários e as alinha.

Muitos grampos de face de armário apresentam furos para perfuração de furos guias diretamente através do grampo.

Quem faz móveis de forma modular com certeza fará bom uso deste tipo de ferramenta.

25 – Grampo Sargento Pipe Clamp

Ele consiste em uma estrutura apoiada em uma barra de metal quadrada.

Possui uma abertura ajustável por furos e uma ajuste mais fino através de rosca, permitindo que seja preso em torno de uma peça de trabalho.

Esse tipo de grampo é comumente utilizado para fixar e segurar peças durante processos de colagem, montagem ou qualquer outra operação que exija firmeza e estabilidade.

O nome “pipe clamp” deriva do uso frequente desse tipo de grampo em torno de tubos ou canos, mas também pode ser usado em uma variedade de outras formas de trabalho.

Conclusão

Os grampos sargentos são ferramentas versáteis e essenciais em uma variedade de setores, incluindo marcenarias, carpintarias e serralherias.

Com uma ampla gama de modelos disponíveis no mercado, cada um com suas características específicas, é crucial escolher o tipo adequado às necessidades individuais de cada usuário.

Por tanto, espero que, com essa pequena lista, você consiga encontrar o modelo de sargento mais adequado para o trabalho em questão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *