Uma das questões mais comuns para todo iniciante ou até mesmo alguns profissionais é: Devo fazer acabamento 45 graus?
Isso acontece pois, geralmente, fazer acabamento em 45 graus demanda um pouco mais de trabalho e tempo.
Portanto, se não for algo planejado, fazer este tipo de serviço pode aumentar o seu custo de produção.
Porém, com certeza, fazer móveis planejados com este tipo de acabamento é um fator que com certeza vai influenciar no visual final do seu móvel planejado.
Pule Direto Para…
O Que é um Acabamento em 45 Graus?
O termo “acabamento em 45 graus” refere-se a um tipo de corte ou junção utilizado em materiais como o MDF.
Esse acabamento é comumente utilizado em marcenaria e carpintaria para criar arestas chanfradas ou juntas de 45 graus em peças de madeira ou materiais similares.
Quando se fala em MDF, o acabamento em 45 graus pode ser aplicado, por exemplo, nas bordas de peças que se encontram em um ângulo de 45 graus.
Isso pode ser feito cortando a extremidade da peça em um ângulo de 45 graus, resultando em uma junção suave entre duas peças, formando uma linha reta ou uma esquina.
Essa técnica é frequentemente usada para criar molduras, cantos ou detalhes decorativos em móveis e outros projetos de marcenaria.
Fazer Acabamento em 45 Graus Vale a Pena?
É uma boa pergunta, se você olhar para isso considerando o tempo e trabalho que leva, não vale a penas. Se você considerar a qualidade e acabamento, então, vale a pena.
A ideia é, adicione o valor deste tipo de acabamento ao seu orçamento, com isso, você cobra um preço que vale o trabalho e ainda faz um bom serviço.
Então, mostre essa opção para o seu cliente. Você pode optar por acabamento em 45 graus ou encaixe normal de 90 graus.
Com isso você resolveu o problema, se o cliente pedir, você faz.
Quais as Ferramentas que eu Preciso?
O ideal para você trabalhar com acabamentos em 45 graus é ter pelo menos uma serra de bancada.
É possível fazer com uma serra de mão? Sim, porém, o cuidado e tempo serão maiores, para uma produção visando o lucro não é uma opção vantajosa.
Outra ferramenta que você pode utilizar é uma fresa com ângulo de 45 graus ou uma fresa para encaixe de 45 graus.
A opção mais comum é usar a serra de bancada ou uma esquadrejadeira.
Para maquinas que não tem suporte para deitar a serra em 45 graus é utilizado um gabarito.
Como Fazer Acabamento em 45 Graus?
Vamos abordar um pequeno passo a passo sobre como fazer este tipo de acabamento considerando que você consiga fazer o corte em 45 graus.
Infelizmente, se você não tem alguma das ferramentais que foi mencionado acima, fazer este tipo de acabamento se torna algo impossível ou muito trabalhosos.
Para o nosso exemplo, vamos considerar um criado pequeno para lateral da cama, para o projeto será utilizado MDF 15mm. Observe as medidas.
1 Passo – Tenha a Caixaria Pronta
O primeiro passo para fazer o acabamento em 45 graus é finalizar a caixaria do móvel. Neste caso, o que vai ter o acabamento em 45 graus vai ser o tamponamento do móvel.
Faça os descontos necessários dos engrosso e da base. Observe que a caixaria em si não tem nenhum tipo de acabamento 45, isso porque, toda essa estrutura vai ficar escondida, logo não há necessidade de fazer este tipo de acabamento.
OBSERVAÇÃO: Observe que as laterais são chapas inteiras, alguns profissionais costumam utilizar somente um sarrafo nas laterais, isso economiza material.
Não significa que o móvel vai ficar mais fraco, pois, os tampos laterais são mais que o suficiente para fazer este tipo de móvel.
Logo, se economia é a sua prioridade e isso não vai afetar nada nó móvel, você pode fazer algumas mudanças para atender este objetivo.
2 Passo – Coloque a Primeira Camada de Engrosso
Com a caixaria inicial pronta, você pode colocar a primeira parte do engrosso, nesta etapa ainda não á necessidade de adicionar o acabamento em 45. Apenas adicione essa primeira camada.
Nesta etapa, a fixação pode ser com parafusos ou cola instantânea.
3 Passo – Adicione o Engrosso Superior
Não é uma regra, você pode começar por onde quiser, porém, ao meu ver, caso o corte tenha alguma diferença de ângulo, este pequeno erro não vai se propagar tanto quanto se eu estivesse começando pela lateral.
Outra vantagem é que eu consigo alinhar as laterais com a parte superior sem problemas, mesmo que tenha algum erro no corte, este erro não será propagado para uma parte visível do móvel. Observe um exemplo.
Nesta segunda camada de engrosso, a chapa precisa ser inteira e claro, com o rote em 45 graus. Observe.
4 Passo – Adicionar as Laterais
Semelhante a parte anterior, o processo é simples, com os cortes devidamente feitos, apenas adicione o engrosso na lateral. Se atente as medidas antes de colar ou parafusar. O engrosso deve ter 3cm maior que a caixaria com o primeiro engrosso.
OBSERVAÇÃO: Na parte inferior não é necessário fazer acabamento com 45º pois não é uma parte visível do móvel.
5 Passo – Adicionar a Parte Inferior
A parte inferior é a mais simples, não existe a necessidade de você fazer o corte em 45 graus e nem colocar uma peça inteira.
Geralmente em meus projetos eu adiciono somente um régua frontal.
6 Passo – Tirar Imperfeições
Nesta etapa, depois que você colou ou parafusou a ultima parte do engrosso, você deve tirar as imperfeições. Com um auxílio de uma lixa, verifique e retire imperfeições que possam atrapalhar ou deixar visíveis após a colagem da fita de borda.
Observe que, aqui não deve ter erros grotescos e desproporcionais, o processo de adição dos engrosso deve ser feito evitando desalinhamento entre as chapas.
Se houver algum erro grande demais, fazer as correções se torna algo trabalhoso e nem sempre fica com o acabamento desejado. Então, muito cuidado nos passos anteriores.
7 Colagem das Fitas de Borda
O próximo passa para fazer o acabamento em 45 graus é fazer a colagem da fita. Para realizar o processo, utilize um pincel e cola de contato(cola de sapateiro).
Passe de duas a três demão no MDF. Para a fita, apenas uma demão é o suficiente. Antes de passar a cola, corte as fitas nos devidos tamanhos.
Observe que a fita deve sempre ser maior que as laterais do móvel.
Dois centímetros maior é o suficiente para você trabalhar tranquilamente com folgas.
Após ter passado a cola no MDF e fita, aguarde alguns minutos até a cola secar, em seguida aplique a fita.
Observe que nas laterais a fita vai sobrepor uma na outra. Não tem problema este é o objetivo.
Antes de colar a fita. Coloque um pedaço de plástico em baixo para que ela não cole no móvel antes de você fazer o corte. Observe.
8 Passo – Acabamento em 45 Graus
O próximo passo é corte da fita. Com as fitas sobrepostas, com auxilio de um estilete. Posiciona o estilete de acordo com o sinal no desenho e faça o corte.
Para ter certeza do local, utilize um gabarito de madeira.
Após realizar o corte, retire o plástico e em seguida cole a fita.
Ao final do processo, é só fazer o acabamento na fita de borda e o acabamento em 45 está finalizado.
Observações Finais
Tenha em mente que este processo é uma abordagem simplista e visa mostrar de uma forma ampla a ideia principal de como fazer acabamento em 45 graus.
Este também não é o único método para se fazer este tipo de acabamento, existe diversos outros processos que vão lavar você ao mesmo resultado, porém, a ideia, o conceito principal ainda permanece.
Outro ponto a se considerar é o móvel que você está trabalhando, no exemplo é um móvel simples, apenas para mostrar a junção das peças e o corte da fita.
Porém, existem móveis que este processo não segue exatamente os passos descritos acima.
Conclusão
Se vale a pena ou não fazer acabamento em 45 graus é simples pergunta que a resposta deve ser feita considerando dois fatores.
Primeiro, o preço que você está cobrando pelo serviço corresponde ao tempo e material gasto para este tipo de acabamento.
Segundo, o cliente pediu ou não este tipo de acabamento. Se ambos os critérios estão de acordo, obviamente vale muito a pena. Ambos saem satisfeitos, profissional e cliente.