Pular para o conteúdo

Como Fazer Tamponamento em Móveis: 5 Passos com IMAGENS

O pocesso de como fazer tamponamento em móveis não requer muita experiência, é um processo simples e fácil de fazer.

Antes de começar, para quem tem alguma duvida sobre o que é um tamponamento.

Tamponamento em móveis refere-se ao uso de uma chapa de MDF, geralmente entre 15 e 18 mm de espessura, que cobre toda a parte externa do móvel.

Essa técnica visa esconder parafusos e fazer com que as laterais das portas fiquem embutidas, proporcionando um acabamento refinado, limpo e elegante ao móvel.

Além do fator aparência, existe o fator resistência, móveis com tamponamentos tendem a ficar mais resistentes, logo, se o seu móvel será usado para armazenar objetos pesado, pode ser uma alternativa acertada escolher fazer tamponamentos.



Tamponamentos Vale o Custo?

A controvérsia sobre o tamponamento em móveis, existem alguns debates estéticos, técnicos e ambientais.

Enquanto alguns veem essa prática como uma opção estética popular, outros a criticam por desperdício de material, especialmente ao usar chapas mais grossas de MDF.

Há uma busca por alternativas mais leves e sustentáveis, questionando a necessidade do tamponamento em meio às preocupações ambientais contemporâneas.

Em termos gerais, se vale ou não oferecer ao seu cliente essa opção está relacionado ao valor cobrado.

Se o seu orçamento atinge um valor que cobre todos os requisitos em termos de custo você não terá problemas.

Quando se fala de design, fazer tamponamentos é apenas uma opção, móveis sem tamponamentos, se executado de maneira correta fica até mais bonito que um móvel com tamponamento.

Como Fazer Tamponamento em Móveis?

Mesmo sendo um processo simples, para deixar ainda mais simples, vamos utilizar um exemplo para mostrar a você que está começando como fazer tamponamentos em móveis de forma simples e sem complicações.

Considere esta uma abordagem simplista e que visa apenas mostrar o conceito base sobre como fazer tamponamento em móveis.

Obviamente, situações especificas vão surgir ao longo do tempo, cabe você como profissional ter a habilidade e criatividade necessária para aplicar os conceitos aqui aprendidos em situações completamente diferentes.

Dito isso, vamos ao passo a passo.

PASSO 1 – Caixaria do Móvel

Antes de começar, tenha certeza de ter a caixaria do seu móvel já pronta. Para o nosso exemplo, vamos considerar um balcão pequeno para uma cozinha.

A espessura do MDF usado será de 1,5cm com tampos de 3cm.

As medidas do balcão são: 70 cm de altura, 170 de largura e 50 de profundidade.

Observação: Para este exemplo, temos o balcão já pronto com os devidos descontos para aplicação do tamponamento. Caso você não tenha ainda o seu pronto.

Saiba que você deve fazer pensando na espessura que você vai usar no seu tamponamento. Seja de 15, 18 ou 30cm.

PASSO 2 – Corte dos Tampos

Para este exemplo temos 70 cm de altura, algumas profissionais gostam de fazer tampos na parte superior.

Como já mencionamos, como fazer tamponamento em móveis não é algo único e que sempre vai ser aplicado do mesmo jeito.

Fazer ou não tampos em todos os lados é uma opção estética e é sempre bom alinhar isso com o seu cliente. Para o exemplo vamos usar tampos nas laterais e na parte inferior.

As medidas do tampo inferior para o corte devem considerar o acabamento na serra. Logo, você deve fazer 1 ou 1,5cm maior que a medida original.

Então temos 70cm de altura + 3cm do tampo inferior + 1,5cm de folga. Total para altura do tampo 74,5cm.

Para a largura seguimos o mesmo processo. Temos 50cm de profundidade + 1,5cm de folga.

Total 51,5cm

Para a parte inferior, não é necessário adicionar uma chapa inteira, então, será adicionado uma régua de MDF de aproximadamente 10cm por 171,5 de comprimento.

PASSO 3 – Corte e Colagem do Engrosso

Nesta etapa do processo de como fazer tamponamento em móveis, temos os tamanhos dos tampos já cortados, porém ainda é necessário fazer o engrosso para que elas tenham a espessura de 3cm.

Posso fazer tampos de 1,5cm? Sim, o tamponamento pode ser de qualquer espessura, desde que atinja o visual desejado.

Com a primeira parte do tampo pronto, faça as medidas e corte para os engrosso.

Para as laterais vamos precisar de 4 réguas de 74,5 x 7cm. Para a parte inferior vamos utilizar uma régua de 171,5cm x 7cm.

A largura para essas réguas não é um regra. Alguns profissionais podem usar menos ou mais que 7 cm.

Essas peças serão fixadas nas peças já cortadas com objetivo de engrossar a peça. Observe a imagem.

PASSO 4 – Corte para Acabamento

Depois de ter feito a colagem das peças, agora é necessario cortar as peças na medida correta. Ou seja tirar os 1,5cm que foi deixado anteriormente para acabamento.

Logo a altura final será 73cm, a largura final será de 50cm.

Para a régua inferior o comprimento será de 170cm. Porém, não realize o corte de ambos os lados. O corte final para a parte inferior será feito durante a montagem.

OBS: Este é um processo de como fazer tamponamento em móveis que eu utilizo, logo esse sequencia não é uma regra.

Você pode fazer o corte no tamanho 170 se quiser, porém, por experiência, fazer desta parte específica durante a montagem diminui a possibilidade de erro.

Esse tipo de corte é feito com calma e cuidado, o objetivo é retirar qualquer imperfeição ou dado decorrente do processo de fabricação.

Retire os excessos tanto na largura quanto na altura. Para a parte inferior, somente um corte na parte frontal é necessário.

PASSO 5 – Fixação dos Tamponamentos

Este ultimo passo de como fazer tamponamento em móveis é o mais simples, após ter feito o corte e colado as fitas. Agora é só fazer a fixação dos tampo.

Comece pelas laterais, alinhe com a parte superior e deixe 3cm na parte inferior.

Observe que para exte exemplo não será usado tampo na parte superior. Caso o seu modelo de móvel utilize um engrosso superior. Lembre-se de fazer os cortes na medida correta.

Após fixar as laterais, posicione a parte inferior e faça a medida para o corte.

Feito isso, fixe a parte inferior.

Como Fazer Tamponamento em Móveis: Observação

Existe somente um método de como fazer tamponamento em móveis? A resposta para este pergunta é NÃO. Os passos acima é um processo que eu utilizo, outros profissionais podem realizar processos diferentes e que mesmo assim levam ao mesmo resultado.

Por tanto, considere o exemplo acima como um primeiro contato com conceito de tamponamento e a partir de experiências você vai adquirir a capacidade de fazer tamponamento em qualquer móvel.

E convenhamos, como fazer tamponamento em móveis não é algo complicado, muito pelo contrário.

Conclusão

Pro fim chegamos ao final de como fazer tamponamento em móveis, espero que este pequeno tutorial seja o suficiente para tirar qualquer dúvidas sobre o processo.

Caso tenha algum profissional da área e queira deixar alguma informação ou experiência sobre o assunto, entre em algum dos nossos grupos e compartilhe.

Caso você esteja iniciando na área de móveis planejados e quer aprender como fazer, saiba que o nosso site é o lugar certo.

Explore, entre em algum dos nossos grupos e aproveite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *